Carregando

NOTÍCIAS

Iluminação LED e eficiência energética

 

É fato que a iluminação LED atualmente é a pérola da sustentabilidade, tanto por consumir menos energia para entregar a mesma luminosidade que as lâmpadas antigas, como pela durabilidade, resultando menos trocas, consequentemente a geração de menos lixo e a redução do uso de matéria-prima. Dentro das várias finalidades, pode-se dizer que a iluminação industrial LED é a que gera mais impacto quando se trata de eficiência energética.

 

 

 

 

 

 

Inovações assim já permitem o questionamento sobre algumas maravilhas do século XX, como a tríade aço, vidro e concreto armado, responsável pelo ar de modernidade dos grandes centros urbanos. De um lado economizando na iluminação, do outro responsável pelo alto consumo de energia elétrica dos aparelhos de ar condicionado nas cidades tropicais.

Por outro lado, quase na segunda década do século XXI, em plena Quarta Revolução Industrial, talvez não seja a hora de retroceder aos eficientes padrões de controle de luz e clima de Roma e Egito antigos.

Sabendo que nem os faraós nem os césares tinham conta de luz, tampouco se preocupavam com os lumens ou temperatura de cor, então vamos voltar a essas questões que afligem nos projetos luminotécnicos rotineiros.

Selecionamos algumas maneiras de aumentar a eficiência de seu projeto de iluminação. Confira e caso queira colaborar, compartilhe conosco suas dicas.

Qual sua fonte de luz?

Sabia que a estrutura da luminária influencia na sua eficiência? Para proporcionar alta taxa de saída de luz, o conjunto ótico deve apresentar o mínimo de perda. O tipo de lente, por exemplo, pode proporcionar retenção de luminosidade. Observe também o conforto visual, afinal excessos de luminosidade não são nada agradáveis. Para que não ocorra, a distribuição das luminárias deve ser muito bem calculada. Lembre-se de que uma área de trabalho deve ter uma iluminação distinta da direcionada a uma escultura, por exemplo.

Assim, a escolha das luminárias utilizando o critério da quantidade de watts é bastante enganoso, afinal o consumo das lâmpadas não necessariamente entregará a luminosidade desejada

 

Planeje cenários

Nem todas as luzes precisam estar acesas ao mesmo tempo. Tarefas diferentes demandam cenários diferentes. Para isso, definir zonas conforme o tipo de atividade desempenhada tranquilamente reduzirá o consumo de energia, afinal, nem todas as lâmpadas ou luminárias precisarão estar acesas ao mesmo tempo. Em algumas ocasiões como o relaxamento, por exemplo, a pequena quantidade de luz é essencial.

 

Como são suas paredes?

Superfícies claras e não foscas aumentam o aproveitamento da luz no ambiente. Brilhante seria exagero: lembre-se que poderia gerar um desagradável ofuscamento. Para ambientes mais reclusos, distante de janelas, já pensou em paredes de luz de led?

 

Vazamento de luz

O direcionamento dos fachos da fonte de luz é bem definido? Verifique essa questão quando planejar, afinal o direcionamento correto da iluminação terá influência absoluta no desempenho e conforto do usuário.

Os padrões dos fachos de luz também são bastante influentes no conforto visual. Fachos estreitos são mais facilmente controláveis, proporcionando resultados luminotécnicos mais agradáveis e elegantes. Já seus irmãos, os fachos largos, para que desempenhem um bom trabalho devem ser muito bem empregados, senão causarão um brilho indesejável. Em outras palavras, geram a poluição luminosa. Por exemplo, sabe aquela luz que escapa das metrópoles e destaca as nuvens, impedindo a visão das estrelas? Exatamente essa, resultado do excesso e da dispersão de luz, ou seja, de uma luminária mal especificada.

 

Sabemos que a fonte de luz é bastante importante para o bem-estar e a eficiência energética. No entanto há vários fatores que influenciam na determinação do que seria essencial para um projeto, portanto é impossível determinar uma receita infalível.

Fato é que o encontro de todas essas questões bem resolvidas tranquilamente trará impacto financeiro positivo que talvez até justifique um retrofit para iluminação LED. Vamos continuar essa conversa?

 

Logo Interlight
© Interlight. Todos os direitos reservados
produzido por DIGITAL BRANDS.
+55 11 4789 9966
Rua Solange Aparecida Montan, 240 - Polo Industrial - Itapevi